quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

NATAL

25 de dezembro é comemorado
O Nascimento do nosso Salvador Jesus Cristo.

Onde Jesus está no Natal?
Pastor Edilson Tetzner


“Então Maria deu à luz ao seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.” (Lucas 2.7)

Baseado nas palavras dos Evangelhos a iconografia ao longo dos séculos tem romantizado a imagem da família de Jesus em torno da manjedoura. Como a vida imita a arte, muitas vezes não vamos muito além disto: deixamos Jesus na manjedoura. Nesse tempo de advento, mais do que em outros meses, a criança, Deus, volta para a manjedoura... Onde Jesus está? Onde está Jesus neste tempo especial de Advento? Seria melhor perguntar, onde nós o colocamos? Ou melhor, onde nós o deixamos? Fiz esta pergunta para a comunidade e ela respondeu: na manjedoura. De fato, Jesus está na manjedoura. No chão. Deitado. Deixado! Chorando. Costumamos colocar Jesus num lugar onde não incomoda. Pois, enquanto escrevo esta mensagem, ouvimos falar dos alagamentos em SP, do choque de ordem no RJ, do Governador Arruda no Distrito Federal, nos EUA que enviarão mais 30.000 soldados ao Afeganistão nos próximos seis meses. Enquanto tudo isso ocorre, Jesus está deitado e esquecido num coxo onde os animais comem. Assim a arte e os poderes de morte têm pintado o agir de Deus e a inocência de Jesus. Afinal, onde Jesus está no Natal?

No Advento de 2009 recebi da artista plástica de Guarulhos, Edite Straube, uma graciosa pinutra produzido pelas suas próprias mãos e doado à comunidade de Guarulhos. Diríamos uma obra que saiu do coração, pois Jesus não está na manjedoura. Onde está Jesus? Sob a paz do ambiente e o olhar cuidadoso de José, Jesus está no colo de sua mãe. Esquecemos muitas vezes desta cena: antes de Jesus ser deitado na manjedoura ele esteve no aconchego do colo e dos braços de Maria. No silêncio das Escrituras ele esteve também no aconchego do colo e braços de seu pai. Somente depois de muitas carícias, Maria o colocou na manjedoura para dormir em "paz celestial", como diz o hino Noite Feliz.
Às vezes, penso que Ele não esteja dormindo na manjedoura, mas esteja esperando que nós o peguemos e o levemos em nosso coração. Este é o desafio para cada pessoa neste Natal. Tirá-lo do chão, do coxo, da manjedoura e trazê-lo próximo ao coração. Cientes que o menino no colo de Maria é o mesmo que na sexta feira santa é crucificado. Ele dá a sua vida em resgate da humanidade. Ainda podemos ouvir suas palavras ao seu discípulo Tomé: “toque nas minhas feridas”. Quem não quer tocar nas feridas de Jesus nos dias de hoje também não é digno de abraçá-lo. Certamente, Jesus iria chorar se nossas mãos estivessem sujas de corrupção ou manchadas de sangue, se nosso coração estivesse cheio de ódio ou malícia, se na nossa vida não houvesse espaço para a paz com Deus e amor entre as pessoas.
Amigo leitor, Advento chama-nos à manjedoura. Não somente para contemplá-la, mas, sobretudo, para acolher Jesus com fé, pureza e devoção. “... preparai o coração com fé, pureza, devoção! Assim o Rei a vós virá, que vida e salvação dará. Louvado seja Deus, que guia os passos meus!” Amém.

Um comentário:

  1. Conheça o verdadeiro significado da PALAVRA RATIMBUM

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Qual o erro no CD da Damares, Existe varios, conheça um

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/musica4.html

    A Proveite e conheça nosso site

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ficaremos muito felizes.