quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

História-O SEMEADOR PARÁBOLA-

História
O Semeador Parábola

(Extraído da internet)

Uma senhora chamada Dona Julinha, possuía muitos sobrinhos.
Vocês sabem o que são sobrinhos?
Vocês sabem o que é ser tia?
Ela senta-se em sua cadeira de balanço e a garotada fica atenta a sua volta.
Um dia, começou ela; um semeador saiu a semear ou a plantar num campo. O semeador é aquele que planta as sementes.
Uma parte das sementes das sementes caiu à beira da estrada. Foi pisada pelos que passaram e os passarinhos comeram o restante.
Um punhado, caiu entre pedregulhos, nasceu, mas logo secou porque no meio das pedras não há terra para a raiz se aprofundar.
Outras cairão entre os espinhos. Os espinhos cresceram e afogaram as plantinhas.
E por fim, muitas caíram em terra boa, germinaram e cresceram. Deram muito trigo nessa boa terra.
Vou contar-lhes agora o sentido da história, disse dona Julinha.
O semeador é Jesus. O campo é o mundo.
As sementes, são os ensinamentos A boa ou má terra, são os corações das crianças ou das pessoas.
Quem é Jesus?
Jesus é o nosso mestre e Senhor. Nosso grande amigo, que nos ensina a sermos melhores.
O mundo em que vivemos, é o campo de ação, onde fazemos o nosso treinamento. É aqui que temos a nossa família encarnada: Pai, Mãe, irmãos e coleginhas. Devemos querer bem a todos: Não brigar, ajudar a mamãe, estudar para aprender, cuidar das plantas e dos bichinhos. Ser uma criança legal.
As sementinhas são os ensinamentos. Eis alguns O amor, a caridade, a justiça, a Fé, a verdade, o trabalho , e o conhecimento...
No amor devemos ser amorosos com todos, perdoar ajudar, Querer bem os coleginhas (brancos, pretos, chineses, japoneses, pobres, ricos, doentes, sadios... seja qual for à religião...).
Na caridade: Ter pena de quem sofre, ajudar os pobrezinhos, cegos aleijados e doentes. Dar alguma coisa da gente para os outros.(separar roupa, calçado comida) Ex: Levar algo para um doente, fazer uma oração para alguém necessitado.
Na justiça: reconhece quando alguém está com a razão. e quando alguém merece alguma coisa.
Ex: quem trabalha mais, merece melhor ganho. Quem não faltou nenhum dia na escola, merece um prêmio. A fé: Amar a Deus sobre todas as coisas. Nosso Pai e Criador. Freqüentar a sua Igreja, a qual é filiado e seguir as orientações Evangélicas.
A verdade : Dar valor à verdade, falar a verdade, conhecer a verdade, defender a verdade. Não mentir, a mentira é um feio defeito. (quem mente, não vem de boa gente).
O trabalho e o conhecimento. Jesus nos ensina que devemos trabalhar, cada qual em sua profissão. O trabalho traz bem estar e prosperidade. Devemos ir à escola para aprender todas as ciências. Tudo isso são sementinhas do bem que Jesus está semeando ou plantando em nossos corações. São as sementes do AMOR.
As sementes que caíram à beira da estrada e que foram pisadas ou comidas pelos pássaros, representam as crianças e as pessoas que não aprendem nada, não se interessam por nada. São aquelas crianças que todos estão falando, explicando, ensinando, aconselhando e pouco está valendo. Não prestam atenção. A professora ou a mamãe, diz, não suba no muro que você cai. Não é obedecida. Ai cai e fica com a perna quebrada.
E outras desobediências mais.
PERGUNTAS.
Jesus está satisfeito com essa plantação de sementes?
Esses corações estão recebendo bem essas sementinhas?
Essas pessoas ou crianças são bem educadas?
São obedientes, prestam atenção?

A SEMENTE EM SOLO ROCHOSO.
São as crianças ou as pessoas que no momento do conselho ou da orientação parecem atentos e comportados, porém logo em seguida, esquecem todo ensinamento todo conselho e voltam à desobediência Querem se modificar, mas não encontram forças em si mesmos.
Essas crianças deveriam começar por fazer pequenas tarefas, pequenas boas ações. Ex: Na classe arrumar os armários, varrer a sala, distribuir os cadernos ou lápis Na rua ajudar um velhinho cego atravessar a rua, e outras atividades caridosas mais como aguar uma plantinha, Tratar um bichinho . Conhecer e por em pratica as palavras mágicas.(muito obrigado, dá licença, faz favor, bom dia etc.).
Tudo isso vai fortalecendo a força de vontade e edificando no bem os corações. Serão no futuro, boa terra para receber as sementinhas de Jesus.

AS SEMENTES ENTRE ESPINHOS.
Essas sementes também são para todos, porem esses corações também não estão preparados ainda para recebê-las. São as pessoas EGOÍSTAS. Pessoas que pensam só nelas. Tudo querem para si somente. São vaidosas e desejam possuir coisas (vestuário, jóias, casa carro passeios, brinquedos e atenções...)
Com essa maneira de pensar e de agir, não se lembram de Deus. O tesouro está nas riquezas e Jesus disse com muito acerto "onde está o teu tesouro, ai estará o teu coração".
Lembrar aqui a passagem do RICO LOUCO do Evangelho.
O campo de um homem RICO, produziu com abundância. Então disse ele a sua alma.
Tens em depósito muitos bens. Para muitos anos descansa. Come, bebe e regala-te. Mas Deus Lhe disse:
_ LOUCO. Esta noite te pediram a alma: E o que tens preparado, para quem será?

A ULTIMA SEMENTE CAIDA EM BOA TERRA.
Essa caiu finalmente em boa terra. Isto é em coração bem formado. São pessoas ou crianças que ouvem as boas palavras às compreendem e as põe em prática. Estes produzem 100, 60 e 30 por um. São pessoas e crianças bem comportadas e de bom coração e bons sentimentos. Praticam a caridade, ajudam, dão bons exemplos e acabam por influenciarem outros que por sua vez, passam benéfica influencia aos demais. Isto é que quer dizer, 100 por 1. As crianças que assim procedem serão os grandes homens do futuro. Os grandes benfeitores da humanidade. Ex: Dr. Bezerra de Menezes, "falar algo sobre ele." Mimei, a grande protetora das crianças "falar algo sobre ela".
Contar algum heroísmo infantil, do conhecimento do Evangelizador. Ex: A alegria de Gerson, filho de uma lavadeira que, que cuidava dos irmãozinhos, engraxava para ajudar a mãe e ainda fazia entrega de roupa para as freguesas de sua mãe.
Neste ponto, D. Julinha fez uma pausa e Cecília uma das meninas falou:
_ Devemos viver de acordo com as lições de Jesus, fazendo sempre o bem, perdoando as ofensas que os outros nos fizeram. Isso mesmo, confirmou D. Julinha. Jesus compara o mundo á uma grande roça, onde devemos plantar as sementinhas, as quais germinando farão a humanidade feliz.
Mas o mundo é tão grande, D. Julinha, suspirou Aninha. De fato, Jesus também notou a extensão do trabalho, por isso disse aos seus discípulos "a seara é verdadeiramente grande e os trabalhadores, são tão poucos".
Quero ver em que terreno vão cair às sementes que hoje estou plantando, no coração de vocês. Esperamos que seja boa terra, onde frutifique as lições do bem. Jesus também afirmou que os que praticam as suas lições, são como uma lanterna que um homem acendeu para iluminar toda a casa. E agora, até amanhã, crianças.
O relógio está anunciando que devemos repousar.

Um comentário:

  1. amei me ajudou bastante tive outras ideias p minhas crianças um grande abraço e que Deus abençoe

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ficaremos muito felizes.