terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SUGESTÃO PARA O NATAL.


19-NATAL.
Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

NATAL
(Extraído do site Teatro Cristão)
Encenação do nascimento de Jesus, através de crianças, costurada pela narração.
NARRADOR:
Há muitos anos atrás, em uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, havia uma jovem que se chamava MARIA... Jovem obediente a Deus, e que tinha um coração bom e limpinho... E Deus lá do céu, se agradou de Maria, e a escolheu para ser a mãe do menino Jesus (aquele que seria o salvador do mundo)... Um dia, um lindo anjo, enviado por Deus, trouxe uma mensagem para Maria... e o anjo disse assim:
Uma criança, vestida de branco entra na cena, ergue os braços e os mantém erguidos enquanto o narrador fala:
"SALVE AGRACIADA, O SENHOR É CONTIGO: BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERES - NÃO TEMAS! PORQUE ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS,... EIS QUE DARÁ A LUZ UM FILHO E POR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS, ESTE SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÃO FIM...”.
Mas José, o noivo de Maria ficou muito confuso com aquela situação, afinal de contas eles não eram casados... Então como Deus gosta de tudo direitinho, mandou uma mensagem para José também... E o anjo do Senhor apareceu para José em sonho e lhe disse.
Outra criança, representando José, entra e deita para dormir.
"JOSÉ FILHO DE DAVÍ, NÃO TEMAS RECEBER MARIA TUA MULHER, PORQUE O QUE NELA ESTÁ GERADO É DO ESPÍRITO SANTO, E DARÁ A LUZ UM FILHO E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS,... PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS.”
E José, confiou nas palavras do anjo, pois sabia que ele era enviado por Deus, e José amava a Deus, e confiava nas suas palavras e promessas...
Passou-se algum tempo... E agora a barriguinha de Maria já estava grande,... Mas eles precisavam viajar para Belém, para alistar-se na cidade onde nasceram, pois esta era a ordem do Rei,... E lá se foram, José, Maria e o menino Jesus ainda dentro da barriguinha de Maria, iniciaram então uma longa viajem... Ao chegarem a Belém, encontraram a cidade completamente cheia de pessoas vindas de todas as partes para alistar-se ali... Maria cansada, e quase para dar a luz... Escorava-se em José, e lá iam os dois à procura de uma quarto ou um lugar onde Maria pudesse descansar um pouco,... Mas era inútil a procura,... ...tudo lotado, as hospedarias estavam cheias, e todos diziam: "NÃO HÁ LUGAR" quando em certa hospedaria alguém falou,...
2 ou 3 meninas representam à hospedaria; podem varrer o chão e tirar o pó de um canto do "palco".
... TALVEZ TENHAMOS UMA LUGARZINHO AQUI NA ESTREBARIA,... TALVEZ AQUI DÊ PARA VOCÊS DESCANSAREM UM POUCO... “É SÓ O QUE PODEMOS LHES OFERECER...”.
E lá foram para estrebaria (lugar onde ficam os animais)... ERA O ÚNICO LUGAR, UMA SIMPLES E HUMILDE ESTREBARIA, e Maria, ali na estrebaria deu a luz, ao menino Jesus, o Salvador do Mundo, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores...
E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de seus rebanhos, quando um anjo lhes apareceu... E lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus, o Salvador do mundo, o perfeito filho de Deus... E lá foram os pastores, ao encontro do menino Jesus; que alegria deveria estar sentindo em seus corações, deixaram para trás o cansaço e saíram apressadamente...
Em um outro lugar, Deus mandava que uma estrela, guiasse também os Reis Magos até Belém, para que encontrassem o menino Jesus e o adorassem... E a estrela obediente ensinou-lhes o caminho...
- Agora sim, estava completa aquela linda noite... José, Maria, os pastores e os reis magos, ah... Sem contar os animaizinhos, todos adoravam ao menino Jesus, deitado em uma simples manjedoura, mas que seria o Salvador do mundo, o Rei dos Reis e Senhor e dos Senhores...
FIM: "JESUS NASCEU, ASSIM SE FEZ A NOITE DE NATAL”.

DE QUEM É O NATAL?
(Extraído do blog Para criança evangélica)

dono do texto: ministerioungidospordeus@yahoo.com.br'

Personagens: Papai Noel (vestido a caráter) Jesus algumas Crianças (umas 8,10; entre seis e 10 anos) Narrador (a) Jesus entra acompanhado de algumas crianças que proclamam o seu nome. Algumas das crianças dizem (uma de cada vez):Jesus, Jesus, filho de Davi. É Jesus o nosso Salvador. Hoje é natal, dia do nascimento de Jesus.Ele é nosso Rei.Narrador: Há alguns milênios atrás, numa noite de natal, nascia o menino Jesus, aquele a quem Deus fez descer do céu e se fazer homem para morrer pelos nosso pecados. Através do seu sacrifício na cruz do calvário nós temos a vida eterna. Crianças:Jesus, Jesus, filho de Davi.Jesus, nosso salvador.Então entra o Papai Noel tocando seu sino:Ouhh Ouhh Ouhh...Um das crianças grita: É o papai Noel, é o papai Noel !Então a criança corre até o Papai Noel. Quando lá, uma das crianças diz: Mas Jesus é o papai do céu!Papai Noel: Mas eu posso lhes dar presentes. Uma criança: Eu quero uma bicicleta.Papai Noel: Hoje é o meu dia crianças e de vocês são os meus presentes.Jesus: Todos os dias são meus dias crianças e de vocês são o meu reino !Papai no Noel (sorridente): Crianças, eu posso lhes dar uma linda casa. Jesus: E eu posso lhes abrigar debaixo das minhas asas.Papai Noel: Eu posso lhes dar uma televisão.Jesus: E eu posso lhes mostrar coisas grandes e ocultas que não sabeis.Papai Noel: Eu posso lhes dar um lindo sofá Jesus: Mas só eu posso lhes dar o descanso.Papai Noel (vai se irritando): Eu posso lhes dar comida !Jesus: Mas eu sou o pão da vida. Papai Noel: (cada vez mais irritado e olhando firme para Jesus): Eu posso lhes dar uma piscina.Jesus: Mas eu posso lhes fazer nadar pelo rio das águas que saem do trono de Deus.Papai Noel: Eu posso lhes dar diversos brinquedos.Jesus: Mas somente eu posso dar a verdadeira alegria.Papai Noel: Eu viajei do Pólo Norte até aqui, só por causa de vocês.Jesus: E eu apanhei, fui crucificado e morto pensando em vocês.Papai Noel (vai se entristecendo, no fundo reconhecendo que só Jesus é o Senhor): Eu posso lhes dar a roupa de um super-herói Jesus: E eu posso dar-lhes a armadura de Deus.Papai Noel (quase que chorando) Mas eu posso levá-los para a Disney.Jesus: Mas só através de mim vocês podem ir para o céu e Ter a vida eterna.Uma das crianças: Desculpe papai Noel mas eu preciso de Jesus (então corre até Jesus) Outra criança: Eu também preciso dele, desculpe-me (então corre até Jesus). Outra criança: Desculpe-me papai Noel, mas... Então todas vão até Jesus. Jesus: Aquele que não for como uma criança, jamais herdará o Reino dos céus. Papai Noel diz para Jesus: Devo reconhecer que por mais que eu faça, jamais darei a qualquer criança, a alegria que tu podes dar. Posso ir contigo também ?Jesus: Mas é claro!Então começam a se retirar e antes de sair o papai Noel diz para o público: Natal não significa peru, presentes e nem árvores enfeitadas, natal quer dizer que nasceu aquele que pode nos dar a vida eterna. Então saem. Fim.


Você encontrará estudo bíblico para as suas crianças sobre este tema no blog :
                                                          MISSIONÁRIOS DA ALEGRIA 


2 comentários:

  1. adorei esses textos
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadoro
    kk

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Michelle Araújo

    Amei o site de vcs...
    vou te enviar uma sugestão para o Natal, pra vc divulgar, se quiser, no seu blog...
    É o rap do Natal

    RAP DO NATAL

    1.QUERO LHE FALAR
    SOBRE O NATAL
    PRESENTES E FESTAS
    ALGO ATUAL

    2.NÃO É BEM DISSO
    NÃO É DE PAPAI NOEL
    É DE UM PRESENTE
    QUE VEIO LÁ DO CÉU

    3.O PRESENTE MAIS LINDO
    QUE EU PUDE RECEBER
    DEUS MANDOU JESUS
    A ESTE MUNDO PRÁ NASCER

    4.ELE VEIO AO MUNDO
    PRÁ MOSTRAR O SEU AMOR
    ELE É JESUS
    MEU ETERNO SALVADOR

    5.DEIXOU SUA GLÓRIA
    E VEIO AQUI MORAR
    E UMA GRANDE LIÇÃO
    EU PUDE CONTEMPLAR

    6.MESMO SENDO REI
    NASCEU O MEU SENHOR
    NUMA ESTREBARIA
    ERA O LUGAR QUE LHE SOBROU

    7.QUANDO HOJE EU VEJO
    A MENSAGEM DO NATAL
    VEM A MINHA MENTE
    A IMAGEM REAL

    8.QUE TEM A VER
    O NASCIMENTO DO SENHOR
    COM TANTAS LUXÚRIAS
    ESBANJADAS SEM PUDOR?

    9.QUE NESTE NATAL
    JESUS POSSA TRAZER
    A VERDADEIRA LIÇÃO
    PRÁ ESSE MUNDO ENTENDER

    10.QUE O SENHOR NASCEU
    PRÁ VOCÊ SALVAR
    E ESSE MILAGRE
    DINHEIRO NÃO PODE COMPRAR

    11.ENTÃO ME DIZ AGORA
    O QUE TÁ ESPERANDO
    PRÁ ACEITAR JESUS
    VER SEU CORAÇÃO MUDANDO?

    12.A VERDADEIRA PAZ
    VOCÊ TERÁ
    E UM FELIZ NATAL
    VERDADEIRO SERÁ !!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ficaremos muito felizes.