sábado, 7 de fevereiro de 2009

Sugestões para memorizar versículo

SUGESTOES PARA MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS
Jogo do Eco
O professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis; os meninos; cabelos castanhos; e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.
Com Bola
Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.
Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.
Seu mestre mandou...
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc.
Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.
Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça às crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.
Menino - eu já o meu versículo
Vc pode fazer um belo cartaz tamanho A4 - ou pode ampliar à mão.
Corte cuidadosamente em volta dos dedinhos do menino e ali prenda o cartão com o versículo tema da sua aula.
Vc pode também colar um retalho de feltro ali e prender o versículo do dia com velcro auto-adeviso!

PASSE A PALAVRA
Idade: Todas
Materiais: Cartões de índice, pincel atômico, rádio com fita cassete ou CD para música.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se o verso for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.

JOGO: Coloque as crianças sentadas em círculos e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, elas vão passando os cartões para a criança ao lado. Quando a música pára, as crianças que estiverem segurando o cartão lêem o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
FAÇA UM GESTO
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.
JOGO: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs.: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras).
A Hora do Versículo Objetivo: Despertar interesse
para o versículo da semana.
Idade: de 3 a 9 anos
Faça da memorização do versículo um momento
especial para os alunos. O ideal é que “A Hora do
Versículo” aconteça sempre na mesma hora, todas
as semanas. A vontade de aprender os versículos e
o entusiasmo das crianças dependem muito do
entusiasmo do professor.
Faça um relógio bem grande em papel-cartão
ou cartolina branca. Desenhe os números com
pincel atômico preto. Prenda os ponteiros ao
relógio com um grampo de metal.
Quando chegar a hora do versículo, levante o
relógio, para que todas as crianças o vejam (ou deixe-o
pendurado na parede), aponte para ele e pergunte:
“Crianças, que horas são?” Em poucas aulas, os
alunos responderão de imediato: “É a Hora do
Versículo”.
Confeccione também relógios de pulso, para as
crianças usarem em casa. Reproduza o molde
abaixo em papel criativo colorido e escreva o
versículo nas pulseiras. (Se as crianças forem grandes
o bastante, deixe que cada recorte seu próprio
relógio.)
Mostre como as pulseiras se fecham no braço.
As crianças só poderão tirar os relógios, quando
tiverem memorizado o versículo. Diga-lhes que
peçam a alguém da família, para ajudá-las na
memorização do versículo. (Grampeie as pontas
das pulseiras, para que o relógio não caia do braço
das crianças.) Escolha versículos das lições que estão
sendo estudadas ou use as sugestões apresentadas
no fim deste livro. Para que os relógios durem
mais, cubra-os com papel-contato, antes de as
crianças recortarem.
As crianças menores também podem receber
outro relógio, sempre que estiverem aprendendo
um novo versículo (o que deve acontecer não
mais de uma vez por mês). O fato de receberem
um relógio novo, a cada novo versículo, dará às
crianças acima de três anos a continuidade
necessária ao aprendizado.

Surpresas do Versículo
Objetivo: Apresentar às crianças um
jeito interessante e fácil de
memorização de versículos.
Idade: de 4 a 12 anos
Escreva cada palavra (ou frases curtas) do
versículo em tiras de papel criativo ou cartolina e
cole um pedaço de flanela ou velcro, atrás de cada
tira, para que fique presa ao flanelógrafo.
Antes da aula, esconda alguns pedaços de feltro
ou papel, embaixo das tiras do versículo.
À medida que a classe repetir o versículo, chame
uma criança para remover uma tira do versículo.
Se houver um pedaço de feltro embaixo da tira
escolhida, a criança terá de recitar o versículo
sozinha. Caso contrário, a classe repetirá o
versículo. A criança que estiver na frente, escolhe
o próximo participante.
Para tornar a atividade ainda mais interessante,
escreva instruções nos pedaços de papel que ficarão
escondidos, atrás das tiras do versículo. Por
exemplo:
• Recite o versículo inteiro
• Escolha uma pessoa para recitar o versículo
• Os meninos terão de recitar o versículo
• As meninas terão de recitar o versículo
• Os professores terão de recitar o versículo
• Quem tiver irmã, terá de recitar o versículo
• Quem faz aniversário no (mês), terá de recitar
o versículo
• Quem usa óculos, terá de recitar o versículo
Cada vez que o versículo for recitado, chame
uma criança para remover uma tira e escolher o
próximo participante.
Use os versículos das lições estudada
A Roda do Versículo
Idade: de 5 a 12 anos

Chamada Bíblica
Idade: de 6 a 12 anos
Hb 13.8
Objetivo: Revisar e memorizar versículos
de um jeito bem divertido.
Desenhe um círculo em uma folha de cartolina
e divida-o em várias partes. No topo de cada parte,
escreva a referência de um versículo a ser
trabalhado. Faça um ponteiro de cartolina e prenda-o
ao círculo, com um gancho de metal.
Todos os alunos terão sua vez de girar o ponteiro
e recitar o versículo sorteado. A criança que recitar
o maior número de versículos, é a vencedora.
Escada Bíblica
Idade: de 6 a 12 anos

Memória Nota Dez
Cola
Escada Bíblica
Objetivo: Revisar versículos e
referências.
Objetivo: Crescimento espiritual por
meio da memorização de versículos.
Dê a cada criança uma folha de papel criativo ou
¼ de folha de cartolina e duas tiras de 2,5cm de
largura por 35cm de comprimento de papel escuro.
Mande que as crianças colem as tiras 15cm distantes
uma da outra, de modo a formar os corrimãos da
escada e escrevam “ESCADA BÍBLICA” no topo
do corrimão. Escreva o versículo da semana numa
tira de 2,5cm de largura por 15cm de comprimento
de papel branco; faça uma tira para cada aluno. (As
tiras formarão os degraus.)
Ao crianças vão construindo suas escadas, à medida
que forem memorizando seus versículos. Promova um
concurso para ver quem termina primeiro.
Use os versículos sugeridos abaixo – que falam
sobre nosso trabalho na obra de Deus – ou das lições
estudadas ou alguns dos sugeridos no fim deste livro.

Qual é a Letra
Objetivo: Ensinar um versículo de
modo divertido.
Idade: a partir de 9 anos
Desenhe no quadro-negro um quadrado para
cada letra do versículo a ser ensinado (sendo que os
quadrados de uma palavra devem ficar juntos).
Este jogo é parecido com o “Roletrando” (do
SBT). As crianças se revezam, sugerindo letras para
os quadrados. Sempre que uma letra estiver correta,
escreva-a no espaço correspondente. Para tornar o
jogo mais interessante, mande que as crianças
formem todas as palavras, antes de cometerem dez
erros. Para simplificar o jogo, escreva a primeira letra
de cada palavra. É optativo colocar a referência.
Use versículos das lições estudadas ou alguns dos
sugeridos no fim deste livro.

Lata Bíblica
Objetivo: Ajudar as crianças na revisão
de versículos.
Arranje uma lata de leite em pó ou cereal. Corte
uma tira de papel criativo (ou similar) grande, o
bastante para cobrir toda a circunferência da lata e
deixar uma pequena sobra. (Use qualquer tamanho
de lata, porém uma lata maior oferece espaço para
mais versículos.)
Divida o papel criativo em três partes, sendo que
as duas de cima devem ser mais largas que a de baixo.
Trace 12 linhas verticais, à mesma distância uma
das outras. Se houver mais versículos para revisão,
trace mais linhas.
Escreva o começo de um versículo no topo das
divisões de cima e complete-o nas divisões do meio.
Escreva a referência dos versículos nas divisões de
baixo.
Corte ao longo das três linhas horizontais.
Coloque as tiras ao redor da lata, unindo as pontas
com grampeador ou cola. Não grude as tiras na lata;
elas devem ficar soltas para ser giradas.
Para fazer a revisão, as crianças terão de alinhar
as três partes do versículo. Guarde as respostas
dentro da lata, caso seja necessário tirar alguma
dúvida. Use versículos das lições estudadas ou
alguns dos sugeridos no fim deste livro
.
Aprendendo Com As ABELHAS
Objetivo: Despertar interesse por
memorização de versículos.
Idade: de 4 a 12 anos
Esta competição animada usa seis versículos
bíblicos para ensinar o plano de salvação, e
também é ótima para ajudar na memorização
da Bíblia.
Use o molde da página 17 para fazer seis
caules em papel criativo (ou cartolina) verde.
Escreva as referências dos versículos na base dos
caules.
Em papel criativo colorido, faça seis flores
iguais ao molde da página 17. Numere as flores
de um a seis e cole-as nos caules correspondentes.
(Os números nas flores indicam a ordem em que
os versículos devem ser memorizados.)
Confeccione um mural com as flores na
seqüência em que os versículos serão aprendidos.
Acima das flores escreva: “Em que você crê?”
Reproduza o molde de abelhinha da página
17 e faça uma para cada aluno. Mande que as
crianças pintem suas abelhinhas e as prendam
com alfinete ou percevejo, ao redor da flor
número um.
Explique rapidamente como as abelhas
“trabalham” para retirar o néctar das flores.
Saliente que aprendemos mais da Palavra de
Deus, quando passamos tempo estudando alguns
versículos, pois conseguiremos lembrá-los com
mais facilidade. Explique também que as
abelhinhas voarão de uma flor para outra, à
medida que seus donos forem entendendo e
memorizando os versículos. Enfatize a
importância do esforço individual.
Os versículos desta atividade apresentam o
plano de salvação na íntegra. Antes de iniciar o
concurso, converse com os alunos sobre o
significado de cada versículo e explique que,
quando aceitamos a Cristo como Salvador,
passamos a fazer parte da família de Deus. Repita
isso durante todo o concurso, pois os versículos
estarão falando aos corações das crianças,
levando-as cada vez mais perto de Deus.
Ensine um versículo por semana e certifique se
de que as crianças entenderam bem o que ele
quer dizer.
Crianças de todas as idades são competitivas e
gostam de aprender a Bíblia, especialmente se
tiverem seu próprio versículo para memorizar.
Para evitar queixa de favoritismo, deixe que as
crianças escolham seus versículos.
O chaveiro é fácil de confeccionar e de usar.
Escreva versículos bíblicos e suas referências em
fichas pequenas ou cartões feitos de papel criativo
ou cartolina. Perfure-os e pendure-os numa argola
de chave (ou numa argola feita de arame). Passe a
argola entre as crianças para que escolham seus
versículos, mas não permita que os leiam e
escolham os mais fáceis. Para que isso não
aconteça, mande que fechem os olhos antes de
pegar uma ficha.
O versículo deve ser recolocado na argola
depois de ter sido memorizado corretamente.
Variações
• O Chaveiro Bíblico também pode ser usado
na recapitulação de versículos. Coloque todos
os versículos do trimestre na argola. Deixe
que as crianças escolham as fichas e recitem o
versículo de cor.
Objetivo: Incentivar a memorização de
versículos numa competição divertida. 11 Chaveiro Bíblico
Idade: de 6 a 12 anos
• À medida que novos versículos forem sendo
memorizados pela classe, coloque-os na
argola, para serem revisados mais tarde ou
usados em atividades e jogos que peçam
versículos.

Apague o Quadro-Negro
Idade: de 6 a 12 anos
Vão
9 Corrida de Envelopes
Em preparação para a atividade, escreva os
versículos em fichas ou pedaços de cartolina; cada
palavra deve ser escrita em uma ficha. Misture as
fichas de um versículo e coloque-as em um envelope.
Faça um jogo do mesmo versículo para cada
time de quatro crianças.
Entregue um envelope a cada time; ao sinal
de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e
colocam as fichas na ordem correta para formar
o versículo. O time que terminar primeiro, faz
um ponto. Entregue outro jogo de versículos aos
times e continue a brincadeira.
Use versículos das lições estudadas ou alguns
dos sugeridos no fim deste livro.
Escreva o versículo no quadro-negro. Apague
uma palavra e recite o versículo todo; apague outra
palavra e recite o versículo novamente e assim por
diante. Quando o versículo tiver sido totalmente
apagado, as crianças já o terão gravado em seus
corações e mentes.
Use versículos das lições estudadas ou alguns
dos sugeridos no fim deste livro.
Variação
Escreva o versículo num pedaço de cartolina e
vá cobrindo as palavras. Para as crianças menores,
cubra as palavras com figuras recortadas de revistas.

2 comentários:

  1. Olá!


    Gostei muito do seu blog!
    Ele é uma benção, por isso tenho seu link no meu!
    Que Deus continue vos abençoando sempre!




    E a paz de Cristo q excede todo entendimento reine em vossos corações!


    =)

    ResponderExcluir
  2. Amei!amei!!Está tudo tão lindo e criativo!Parabéns!Tia Andréia!deus te abençoe sempre!!!Rsssssss!!!!Bjssss!!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ficaremos muito felizes.