terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sugestões para o dia das mães.




Sugestões para o dia das mães.

Obs:Veja também esta postagem -Dia das mães , textos, desenhos , lembrancinhas
Clik aqui



6- O DIA DAS MÃES.

Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.
No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.


Café do Dia das Mães

(Extraído do blog :Trabalho infantil)

1. LOCAL:Providencie espaço (salão, pátio, etc.) para colocar as mesas e cadeiras suficientes para todas as suas convidadas.
2. CARDÁPIO:Elabore um cardápio e combine quem irá prepará-lo.
Um Café Colonial em geral começa com salgadinhos, pães diversos, queijo, presunto, patê e geléias, acompanhados de café, leite ou chá. Sirva também torta e bolos doces.

3. DECORAÇÃO:Escolha um esquema de cores, e o utilize na escolha dos enfeites, por exemplo:
- suave (cores "pastel", rosas, azuis e verdes claros);
- festivo e quente (dourado, amarelo, laranja);
- apaixonado (vermelho, rosa, violeta);
de acordo com o tema e ambiente que se quer dar à festa.
Com balões (bolas de aniversário) é possível encher bem o salão, e é relativamente barato.
Nas bancas (ou em sebos) há diversas revistas que ensinam a fazer enfeites com balões.É possível fazer arcos para colocar na porta e arranjos para pendurar nas paredes ou colocar nas mesas.
Flores: consiga vasinhos de plantas floridas (violetas, calanchoe, etc.), embrulhe com papel celofane colorido e coloque como centro de mesa.
Ou faça vasos (latas de refrigerante ou garrafas pet cortadas) também embrulhados em celofane e com arranjos de flores naturais ou de papel.
Toalhas para a mesa: se não as tiver prontas, utilize TNT (procure em lojas de artesanato ou festas);é fácil de cortar e não desfia, assim não é preciso fazer bainha.

Toalhinhas de plástico ou papel imitando renda podem ser colocadas por cima criando contraste.

Nas paredes pode colocar pedaços de cartolina ou papel craft (um para cada mãe, com o nome delas) onde seus filhos e amigos podem escrever dedicatórias e fazer desenhos durante a festa e no final elas podem levar para casa.

Ou, coloque fotos das mães com seus filhos, ou com suas mães, quando elas eram crianças. Assim, as pessoas terão uma divertida exposição de fotos antigas, e poderão adivinhar quem é quem.Coloquem nas mesas cardápios com os pratos que serão servidos ou etiquetas nos próprios produtos para facilitar a identificação.

4. ATIVIDADES:Sendo um café festivo, é importante ter tempo para a convivência e a conversa livre, mas você pode fazer uma ou outra das seguintes sugestões:
- apresentações de teatro e música das crianças (filhos e filhas) para as mães.
- homenagem dos maridos, que cantem uma música, ou leiam poemas, ou entreguem flores ou diplomas.
- gincana
- mães e filhos competindo juntos .
-brincadeiras típicas de chá de panela ou chá de bebê (veja com aquelas q recentemente passaram por isso quais os jogos tem sido feitos).
- contar histórias curiosas sobre as crianças e suas mães (peça antecipadamente às convidadas que escrevam histórias de suas famílias, selecione algumas e prepare para serem lidas durante a festa).
- você também pode usar estas histórias para preparar um livrinho, intercaladas com desenhos das crianças, versículos bíblicos, poemas, etc.
Faça tudo em preto e branco, tire xérox e dê o acabamento com grampeador ou coloque numa pasta apropriada para cada mãe.
Se a festa for apenas para as mães, sem as famílias, você pode convidar médico, pedagogo ou psicólogo para uma breve palestra sobre tema de interesse das mulheres (de acordo com a faixa etária das suas convidadas)
por exemplo: menopausa;
desenvolvimento infantil;
namoro dos filhos,
escolha de escolas,
parto, gravidez, etc...
Para garçons convide alguns jovens ou os maridos; combine com eles que venham uniformizados (calça preta e camiseta branca, por exemplo) e providencie aventais de (também podem ser feitos de TNT) ou gravatas borboleta para um toque divertido.
No mais, um fundo musical agradável e muita diversão!Lembre-se de convidar as pessoas com antecedência e procure saber quantos vem para poder calcular cadeiras e comida.;

História
Existia na cidade de Nazaré uma moça que se chamava Maria. Ela era obediente e fiel a Deus. Ela estava prometida para casar com um rapaz chamado José.
Mas Deus tinha um plano todo especial na vida de Maria.
Antes que se casassem, Deus mandou um anjo para dar um aviso a Maria. Que aviso será que ele deu?
O anjo disse: _ Maria! Você tem alegrado o coração de Deus. Por isso, ele a escolheu para levar em sua barriga o filho de Deus que vai salvar o mundo todo do pecado!
E Maria perguntou: _Mas, como pode ser? eu ainda nem me casei.
E o anjo disse: _ O Espírito Santo de Deus fará você ficar grávida.
Então disse Maria ao anjo: _ Que alegria ter sido escolhida por Deus! Que tudo aconteça como o Senhor Deus quiser!
E o anjo foi embora.
Então, José, vendo que Maria estava grávida, achou que as pessoas não iriam entender e pensou em se afastar dela. Mas Deus mandou um anjo para avisar a José que o bebezinho que ela estava esperando era o filho de Deus.
O anjo disse: _ José, não fique preocupado em casar com Maria, porque o bebê é o Filho de Deus que veio para salvar o mundo do pecado.
Então José ficou feliz em saber que não tinha nenhum problema.
E quando Jesus nasceu, Maria cuidou dele com muito carinho e amor.
Quando Jesus se tornou um menino, a mamãe o levou para a igreja, para aprender mais e mais sobre Deus, seu Pai.

Maria foi uma mãe dedicada e carinhosa, que cuidou do seu filho e fez tudo o que Deus mandou fazer. Assim como Maria, Deus nos deu nossa mãe para nos dar muito amor e cuidado. Ela é escolhida por Deus para cuidar da gente.

Devemos agradecer a Deus pela mamãe e obedecê-la em tudo, pois ela sabe o que nos fará felizes. Nossa mamãe pode ser nova ou já velhinha, alta ou baixinha, pode ser nossa mamãe ou uma avó que nos criou e se tornou a nossa mamãe. Mas todas são especiais para Deus. Vamos orar agradecendo a Deus pela mamãe?

DIÁLOGO DIA DAS MÃES.

(Retirado do blog :Trabalhinhos)

– Paz do Senhor, irmã, tudo bem?
– Amém, amada! Tudo vai bem, graças a Deus acabo de vir do médico e tive um noticia que me deixou alegre, mas também apreensiva!
– O que foi, querida?
– Vou ser mãe!
– Oh, amada, que bom! Mas qual o motivo da apreensão?
– É que quero ser uma boa mãe, irmã! E quero saber o que fazer.
– Mas não há o que temer, minha querida, Deus nos deu o Manual da Boa Mãe: a Bíblia! A palavra de Deus nos ensina todas as coisas!
– Como assim?
– A Bíblia nos diz que uma mulher virtuosa será louvada pelos seus filhos!
– É mesmo? E que exemplos temos na Bíblia de mulheres assim?
– Temos o exemplo de Ana, que ao Senhor implorava por um filho e quando o recebeu, entregou-o ao Senhor. Uma boa mãe, deve ensinar aos seus filhos o caminho da dedicação ao Senhor, para servi-lo!
– E o que mais?
– Há também o exemplo de Rebeca, que não deixou que Jacó se casasse com mulheres idólatras. Uma boa mãe também se preocupa com o sentimentos de seus filhos e não apenas ora para que Deus lhes dê um bom casamento, mas também os orienta.
– E há mais alguém?

– Temos o exemplo de Abigail, que quando soube que Davi vinha com todo seu bando pra destruir seu marido e seus filhos, adiantou-se, humilhou-se perante ele, agradando-o com presentes e assim preservou-lhes a vida. Uma boa mãe está sempre disposta a enfrentar o que for, para manter seus filhos e marido em segurança!
– Mas a tarefa de ensinar não é apenas do marido?

– Não, querida! Ainda mais nos dias de hoje, em que é tão difícil o sustento. O marido tem a ocupação de trazer o pão para dentro de casa, o que não os livra da tarefa de ensinar, mas como as mães estão dentro do lar, é mais fácil que elas o façam. Foi isso que Eunice, a mãe do Evangelista Timóteo fez, por isso ele foi bem sucedido!
– Oh, querida irmã, que bom poder contar com estes conselhos. Peço que ores por mim, para Deus ajude-me nessa tarefa!
– Sim, querida! A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor e ele se preocupa com nosso filhos também!
– As duas mães: Que o Senhor nos ajude a sermos mulheres virtuosas, que saibamos educar nossos filhos no caminho do Senhor, para que, quando eles envelhecerem, nunca se desviem dele! E vós, filhos, sede obediente às vossas mães! Feliz Dia das Mães!

Obtenha estudo bíblico sobre este tema no blog :
                                                               MISSIONÁRIOS DA ALEGRIA 

2 comentários:

  1. A paz do Senhor, gostei muito, vc tem me ajudado muito.Deus continui te iluminando e dando maravilhosas idéias.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, ficaremos muito felizes.